A higiene bucal se dá, basicamente, a partir de dois principais meios: A escovação e o uso do fio dental. A escovação correta se torna imprescindível na correta limpeza dos dentes. Ela tem a função primordial na manutenção da saúde bucal.
O que vemos, rotineiramente, nos centros de tratamento odontológico, consultórios ou no atendimento público, é uma deficiência na técninca de escovação, ou seja, grande parte dos pacientes apresenta dificuldades ou não sabem como realizar a limpeza dos dentes de forma correta. E, muitas vezes, o maior culpado é o próprio dentista, que não passa instruções corretas sobre como o paciente deve escovar os dentes e usar o fio dental.
Técnica de Escovação
1. A escova deve ser colocada na diagonal (ângulo de 45 graus), de modo a alcançar o dente, a gengiva e a região entre esses dois (conhecida como sulco gengival).
2. Realizar movimentos vibratórios com a escova e puxá-la na direção do dente, de modo a limpar toda a superfície da frente.
Obs: A escovação deve ser realizada dente por dente ou em um grupo pequeno de dentes de cada vez.
3. O mesmo procedimento deve ser feito na parte de trás dos dentes.
4. Nos dentes da frente a escovação pode ser realizada com a escova de pé.
5. A parte de cima dos dentes pode ser escovada com movimentos horizontais.
6. Por fim, deve se realizar a escovação da língua e o uso do fio dental.
Obs: O enxaguatório bucal constitui uma forma adicional de limpeza, ele é indicado para pacientes que possuem dificuldades na higiene bucal. Portanto, o enxaguatório é bem utilizado apenas quando for corretamente indicado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário